Relatórios

Emissão de Laudos e Relatórios
Trabalhar com segurança significa adotar uma séria de medidas que visam prevenir e minimizar situações de risco, como acidentes e doenças ocupacionais, de forma a garantir a integridade física e mental do trabalhador e sua capacidade produtiva.
A principal finalidade da Segurança do Trabalho é promover a quantidade de vida no ambiente laboral e evitar acidentes de trabalho ou doenças que possam ocorrer pelo exercício diário da atividade na corporação, como aquelas que provoquem lesões no corpo ou perturbação funcional que limita ou reduza a capacidade laboral, permanente ou temporária, ou que, em casos mais graves, cause a morte.
Laudos e Relatórios
eSOCIAL
EVENTOS DE SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO - SST
A partir de janeiro de 2022, deu-se início a fase 4 do eSocial, que trata sobre os eventos de Saúde e Segurança do Trabalho – SST, sendo obrigatório o envio das informações de SST ao eSocial, ou seja, cadastro com diversas informações sobre os funcionários e suas funções, riscos ambientais, bem como equipamentos de segurança, entre outras dados.
PCMSO
PROGRAMA DE CONTROLE MÉDICO DE SAÚDE OCUPACIONAL
Previsto pela Norma Regulamentadora 7 (NR7), determina que todas as companhias que admitam trabalhadores como empregados devem realizar uma séria de exames ao longo do contrato, de modo a avaliar possíveis impactos da atividade na saúde do funcionário. É uma importante ferramenta para a preservação da saúde dos colaboradores de uma empresa.
PPRA
PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS
Ele foi criado a partir da Norma Regulamentadora (NR) 9, que fala inteiramente sobre o assunto. O PPRA trata de ações, iniciativas, projetos, técnicas e práticas que têm por finalidade tornar o ambiente de trabalho mais seguro para todos os colaboradores que ali estão, o que possui influência direta em seu desempenho a curto, médio e longo prazo.
PGRSS
PLANO DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS
É o documento que avalia se os empregados de um determinado estabelecimento e/ou posto de trabalho estão expostos a algum agente físico, químico ou biológico capazes de causar danos à saúde, baseando nos limites máximos de tolerância expostos na Norma Regulamentadora 15 do Ministério do Trabalho e Emprego. Tem o objetivo de estabelecer se os empregados têm direito a receber adicional de insalubridade, que varia entre 10, 20 ou 40% do salário mínimo vigente, dependendo do agente prejudicial e da quantidade em que estão expostos.
LTI
LAUDO TÉCNICO DE INSALUBRIDADE
É o documento que avalia se os empregados de um determinado estabelecimento e/ou posto de trabalho estão expostos a algum agente físico, químico ou biológico capazes de causar danos à saúde, baseando nos limites máximos de tolerância expostos na Norma Regulamentadora 15 do Ministério do Trabalho e Emprego. Tem o objetivo de estabelecer se os empregados têm direito a receber adicional de insalubridade, que varia entre 10, 20 ou 40% do salário mínimo vigente, dependendo do agente prejudicial e da quantidade em que estão expostos.
LPT
LAUDO TÉCNICO DE PERICULOSIDADE
É o documento técnico que avalia se os empregados de um determinado estabelecimento estão expostos ou acessam alguma área com risco (Eletricidade, inflamáveis, explosivos e radiações ionizantes), estando este item fundamentado nas Normas Regulamentadoras 16, 19 e 20 e no Decreto 93.412, de 14/10/1986 do Ministério do Trabalho e Emprego. Este Laudo, além da definição de quais trabalhadores devem receber adicional de Periculosidade, trata do estabelecimento de áreas de risco e da forma de estocagem de matérias perigosos, sendo fundamental para a proteção dos trabalhadores.
PCA
PROGRAMA DE CONVERSAÇÃO AUDITIVO
Prevenir ou estabilizar as perdas auditivas ocupacionais em decorrência de exposições a níveis de ruídos altos para implantação de rotina de trabalho nas empresas e proteção à Saúde do trabalhador.
PPR
PROGRAMA DE PROTEÇÃO RESPIRATÓRIO
Programa que deve ser implementado nas empresas que possuem ambientes de trabalho com concentrações de contaminantes que obriguem o trabalhador a usar equipamentos de proteção respiratória ou que haja deficiência de oxigênio, em busca da seleção do melhor respirador, dentre outras responsabilidades.
OS
ORDEM DE SERVIÇO
A Ordem de Serviço é um documento onde é formalizado o trabalho a ser feito dentro da empresa, servindo para o empregado conhecer os riscos inerentes às atividades e evitar acidentes na organização. A Ordem de Serviço tem a missão de informar ao funcionário sobre os riscos do ambiente.
PPP
PERFIL PROFISSIOGRÁFICO PREVIDENCIÁRIO
Com base, principalmente, no Laudo Técnico de Condições Ambientais de Trabalho (LTCAT), expedido pelo médico do trabalho ou pelo engenheiro de segurança do trabalho. Assim, seu preenchimento de forma correta é essencial.
APR
ANÁLISE PRELIMINAR DE RISCO
A APR pode ser definida como um estudo prévio e detalhado sobre as etapas de cada operação ou processo. Sua finalidade é identificar os riscos presentes no ambiente de trabalho e as medidas a serem tomadas para neutralizá-los ou reduzi-los e, consequentemente, prevenir a ocorrência de acidentes.
ERGONOMIA
ANÁLISE ERGONÔMICA DO TRABALHO
A Análise Ergonômica do Trabalho serve para avaliar a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos servidores visando a integridade física e saúde, analisando os agentes ergonômicos peculiares à atividade desenvolvida, conforme estabelece a legislação brasileira através da Norma Regulamentadora 17 do Ministério do Trabalho e Emprego.